Have an account?

Pesquise no Blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O urso e as abelhas

Certa vez, um urso depois de caminhar horas e horas, viu-se faminto e nenhum sinal de comida até que de repente, avista ao longe uma colmeia de abelhas. Sem perder tempo, avançou até a colmeia, e no primeiro golpe para derruba-la foi atacado por centenas de abelhas. Apesar do susto, estava com muita fome e voltou a insistir.

Repetiu-se a mesma ação algumas vezes, até que algo lhe chamou a atenção. Todas as abelhas que o picavam acabavam morrendo, mas mesmo assim as outras continuavam a atacá-lo.  Não resistindo a curiosidade, perguntou: Por que vocês continuam a me atacar? Não percebem que se fizerem isso vão morrer? Olhem para elas sem vida no chão!

Mas uma abelha muito corajosa respondeu: Podemos ser pequenas, quase insignificantes, mas juntas somos fortes! Apesar de saber que vamos morrer, não nos importamos , pois apenas lutamos para o bem da nossa comunidade. Cada uma delas - mostrando as abelhas mortas no chão - se doou por nós, para que a rainha seja protegida e assim nossa espécie não se acabe. Nosso sacrifício é o que garante que continuemos a existir! E essa é a verdadeira motivação de nossa existência!

Depois disso, o urso, apesar da fome, desistiu de atacá-las. Percebeu que as abelhas não desistem nunca.

Que possamos aprender com as abelhas.
Que possamos nos doar mais.
Que possamos dar as mãos em prol do bem comum.
Que possamos pensar no coletivo e não apenas no individualismo.
Que possamos nos colocar no lugar do outro e refletir se estamos tratando o proximo como gostaríamos de ser tratados, ou sendo apenas ursos na vida dos semelhantes.

1 comentários:

Dani Sans disse...

Convidei alguns amigos para lerem este belo texto, obrigada Danilo por nos trazer mais esta boa história. Desejo que venham muitas outras, seja muito bem vindo.

Abraços!

Postar um comentário

Sejam todos bem - vindos ao espaço dos amigos.