Have an account?

Pesquise no Blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Amigos não são indispensáveis...

  A um convite do Edgard e da Dani Sans, vim aqui escrever sobre o tema que propuseram - Amizade... Amizade é sentimento, e portanto, cada um descreve de acordo com sua subjetividade.
   Para mim, amizade é nobre, leve, livre e funciona como a luz do sol. Mesmo em tempo nublado a gente sabe que o sol está ali,então, vai levando a vida, afinal nem todo dia é dia de sol. rs.......  Contudo, quando recebemos ou somos tocados por um gesto de amizade verdadeira, aquele que nos abraça o coração, tranquiliza, e às vezes nos surpreende porque traz um carinho inesperado, é como se um raio de sol brilhasse firme e fortemente, e iluminasse todo o nosso dia. Amizade ilumina nossa vida, traz sensação de segurança.
   Há, evidentemente,vários tipos de amigos/amizades, dependendo do assunto que podemos tratar com eles,da profundidade que podemos ter, e do tempo que permanecem em nossa vida. As mais íntimas, que nos acompanham por um certo período e com as quais a gente sabe que pode conversar sobre tudo que achar apropriado -são raras e fundamentais. Há o que antes eram chamados de "conhecidos", amizades mais superficiais, ou só do trabalho, ou do volei, da aula de escultura, amizades virtuais, ou dos encontros sociais. Entretanto, deles podem surgir importantes amizades. Eu sempre prefiro ter poucos e bons amigos, e adoro poder conversar pessoalmente com um amigo daqueles que faz o tempo parar todos os relógios... Há anos, não faço isto! Contudo, a possibilidade de comunicação virtual, preenche em parte esta falta.
  Para mim, ser amiga de alguém, se resume em fazer-se disponível para realmente receber e ver o outro, e confiar nele. Uma vez 2 mulheres estavam conversando. A mais jovem dizia:
   - Você quer ser minha amiga?
   E a mais velha lhe respondeu que, para isto, seria necessário que ambas abrissem seu coração no sentido de se darem "um voto de confiança". O que seria isto? Ora, se ambas já se gostavam e tinham afinidades a ponto de querer cultivar boa amizade, então deveriam confiar que, se em algum momento uma aborrecesse a outra, era porque ninguém é perfeito, mas nunca por falta de querer bem. Muitas amizades acabam por medo...medo de que o outro já não confie mais em nós. Que houvesse tolerância entre elas, pois é o que existe entre amigos, e que não se deixasse crescer uma desconfiança a respeito do sentimento recíproco, pois amizade é confiar e portanto, esclarecer mal entendidos se necessário, mas na maior parte das vezes, apenas deixar o tempo passar. Era um acordo que estavam fazendo...e deu certo! A amizade é exigente apenas do próprio acreditar em si...
   A amizade, na minha opinião, não é a daquela pessoa que vive me apontando meus erros, para que eu me torne uma pessoa melhor.Durante minha vida, sempre me tornei uma pessoa naturalmente melhor, quando podia contar ou oferecer gestos de amizade. Nem é a daquele que sempre me dará razão, mas é sim a daquele que eu sinto que me ouve e vê, que é meu cúmplice sempre, porque nele posso confiar, porque acreditará no que eu lhe disser que estou sentindo, e porque ele também partilha como eu, do desejo de encontrar a felicidade! E nos respeitaremos por isto. Amigos,não traem a confiança, mas a oferecem e em presença deles, somos pessoas melhores porque eles também confiam em nós, se estão conosco, é porque valorizam o que temos de bom . Nos aceitam, sem querer nos educar, nos manipular, nos transformar no que não poderemos ser.
  Por amigos, já tive minha alma molhada com as lágrimas que deveriam ser deles, mas rolavam dos meus olhos. Amigos, não são indispensáveis...podemos viver sem eles, contudo, tê-los e oferecer a eles momentos de nossa amizade e disponibilidade de coração, é poder juntos, com alegria e cumplicidade, abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar ...
 
   A foto é de meu netinho e seu grande amigo Willie. Amizade é assim, nela a gente descansa, se tranquiliza e a ela se entrega, para momentos de paz...Amizades podem se transformar em amor fraterno ou num amor romântico. Quando um homem e uma mulher se amam, e cultivam a amizade também, tem nas mãos um raro tesouro, uma benção em sua vida, que devem se comprometer no esforço consciente de cultivar...
  Beijos,Vera. 
   

5 comentários:

BiscuitVeraMiniaturas disse...

Edgard, você está demonstrando o dom de, com suas palavras,unir pessoas aqui neste blog, irmanadas no sentimento da amizade e desejo de compartilhar, com humildade, o melhor nas Artes e na Arte da Vida. Eu gostei demais de poder participar e contribuir.
Quando você e Dani acharem conveniente e puderem me orientar, terei prazer de ir postando fotos para que nossos amigos que vierem nos visitar, possam levar as fotos com eles, como se fossem uma gota de mel, que leva em si o belo, para nos lembrar sempre de que temos o belo dentro de nós mesmos também.
Será mais uma forma do blog contribuir com a arte de viver bem.Obrigada por suas palavras.
Ah, e qualquer dia,quem sabe invente aqui alguma estorinha de uma fada...
Beijos.Vera.

BiscuitVeraMiniaturas disse...

DAni, obrigada.Como comentei, amigos não são indispensáveis, não dependemos deles para viver, não os teremos junto a nós o tempo todo, mas cada vez que nos tocamos, com verdadeira amizade, é como se um raio de sol nos tocasse! E alguns amigos são eternos e os amamos.
Beijos.Vera.

Kayana Luz disse...

Lindo Vera... Gostaria de repassar este texto a uma amiga que está se questionando muito sobre isso. Você me autoriza a postá-lo em meu Blog dando os créditos e o link do seu Blog???

Bjks de luz,
Kayana Luz (Clau)

BiscuitVeraMiniaturas disse...

Kayana, olá!
Desculpe a demora em lhe responder,mas meu tempo parece estar correndo mais do que eu gostaria,ainda mais agora, que já estou velha o bastante para saber que ele não é eterno!hehehe...
Será um prazer para mim que minhas palavras possam ajudar alguém,portanto, claro que pode levar para seu blog. Obrigada por ser como um passarinho que leva sementinhas para mais longe!
Beijos,Vera.

BiscuitVeraMiniaturas disse...

Olá JB, como vai?
É bem isto mesmo que eu penso. Forte abraço, pra você também.
Vera.

Postar um comentário

Sejam todos bem - vindos ao espaço dos amigos.