Have an account?

Pesquise no Blog

sábado, 5 de março de 2011

A Necessidade de Ser Feliz

De todos os animais que habitam a Terra, o homem é o mais perfeito. 
Só ele sabe pensar. É dotado de liberdade e possui capacidade de amar.
Por outro lado, o homem é o mais necessitado dos seres. 
Não precisa apenas de alimento, como as árvores, nem se satisfaz com a vida simples dos animais.
Além de alimento e moradia, o ser humano sente necessidade de construir e inventar coisas, de apreciar e fazer obras de arte, de amar e ser amado, de ser feliz.
Nesta busca incessante, constroem guerras. Se a guerra é pela paz, ainda não sei. 
Todo mundo procura a felicidade. Ninguém quer ser infeliz. A felicidade é o bem mais precioso que existe. 
Por isso, quando alguém faz aniversário, quando alguém nasce ou se casa, nós lhe desejamos felicidades.
O desejo da felicidade está dentro de nós, faz parte de nossa natureza. Sentimos necessidade de ser felizes da mesma maneira que sentimos necessidade de nos alimentar e beber água.
Será que já possuimos sabedoria o suficiente para saber que a nossa felicidade depende dos outros, e não só de nós mesmos?


Fonte: Avelino Antôno Correia
Adaptação do texto: Dani Sans
Imagens: Internet/ pessoais

2 comentários:

Jackie Freitas disse...

Olá Dani querida!
Hummmm...o texto é belíssimo, mas não sei se concordo com ele! Em primeiro lugar questiono a perfeição como sendo exclusiva ao homem! O ato de pensar seria, sim, um perfeito complemento se a natureza que o iguala aos demais animais não a tornasse quase sempre inútil! Vejo nos animais apenas instinto de preservação e caça, mas não de exterminação, principalmente da sua própria espécie...logo, no meu ponto de vista (evidentemente!) a questão inicial do texto já não vale! Claro que é tudo poético e como seria lindo se assim pudéssemos ser, mas a prática, mais uma vez contradiz a teoria.
Quanto a felicidade...OK... todos almejam, lutam (embora não sei se a luta é mesmo pela felicidade ou apenas pelo conforto de se ver mais feliz do que ao outro...rsrs) e vivem em função dela, entretanto ela só poderá ser , de fato, apreciada quando justamente as pessoas compreenderem o contrário do sugerido no texto (...que a nossa felicidade depende dos outros, e não só de nós mesmos?). A felicidade é algo que se constrói de dentro para fora, portanto ela parte primeiramente de nós, nosso bem estar, nossa própria paz, para depois ser ampliada, compartilhada e correspondida pelos outros! Uma das grandes frustrações que a humanidade sofre é justamente pelas expectativas que colocam ou "na felicidade" que entregam e esperam dos outros!
Tudo depende primeiro de nós! Claro, já sei, virão os "observadores" de plantão e dirão: "mas nós vivemos em sociedade, vivemos de trocas, precisamos dos outros...etc...etc..." E já dou a minha opinião: relacionamentos são partes que se integram, se preenchem... ninguém pode ser metade se quiser de fato ter uma troca saudável! Então, falando em felicidade, ninguém poderá ser realmente feliz se esperar mais dos outros do que de si mesmo!
Bem...claro que essa é a minha opinião, tá?
Grande beijo, minha linda!
Jackie

Dani Sans disse...

Concordar você não concorda, mas isso é uma beleza, a diversidade de pensamentos me fascina, é você está certa em teu ver.

Bem vamos lá, o homem perfeito no sentido de que só ele sabe pensar e nada mais além disso, ele tem sim esta capacidade, só não a usa da maneira que deveria.

Concordo plenamente quando diz: "Vejo nos animais apenas instinto de preservação e caça, mas não de exterminação, principalmente da sua própria espécie...l"
Pois eu também vejo isso, em gênero, número e grau.

A prática vai sempre contradizer a teoria diate disso tudo. Esta foi uma das mensagens que quis passar.

Somos todos imperfeitos diante das perfeições. Neste texto quis lembrar algo esquecido pela humanidade que nos cerca, não sei se alguém seguiria a risca, mas já valeu a intenção de passar algo de bom. Poéticamente não, seria demais para mim que só estou começando. hahahahaha!!!!

Mais feliz do que o outro, penso nas duas formas, ele quer ser feliz, e quer ser mais que o outro.

Como eu tentei passar e não consegui, rsrsrsrs, a felicidade depende sim, de nós mesmos em primeiro lugar, mas não só de nós mesmos, também vêm do outro. Na vardade foi uma pergunta, será que a felicidade depende só de nós mesmos, e não dos outros? Perguntada ao contrário.

"A felicidade é algo que se constrói de dentro para fora, portanto ela parte primeiramente de nós, nosso bem estar, nossa própria paz, para depois ser ampliada, compartilhada e correspondida pelos outros! Uma das grandes frustrações que a humanidade sofre é justamente pelas expectativas que colocam ou "na felicidade" que entregam e esperam dos outros!"

Claro que eu jamais diria que para haver trocas você deve ser metade, vai de encontro ao que penso e ao que você mesma sempre demonstrou pensar e colocou ricamente aqui também e cada vez mais lhe admiro por isso.

Se esta é a sua opinião eu aceito, e eu sou doida, logo minha Jackie, hahahaha!!!

Esta frase eu vejo e muito: "ninguém poderá ser realmente feliz se esperar mais dos outros do que de si mesmo!"

Obrigada por enfatizar algo que eu não consegui passar no texto, mas que você brilhantemente colocou no comentário.

Iiiiiiii, amiga da próxima vez vou ver se melhoro minha maneira de passar uma mensagem através de textos. O que eu quis passar foi outras coisas, sei lá, valores perdidos, querendo encontrar valores, tlvez devesse ser este o título. Olha valeu pela ajuda, prometo melhorar.

Tentei sobretudo puxar a essência do que seria realmente o ser humano e não exaltá-lo diante de tamanhos erros.

Ah! linda? Onde foi que tu perdeu para eu achar? kkkkkkkkk, linda é você.

Obrigada amor

Postar um comentário

Sejam todos bem - vindos ao espaço dos amigos.